À Comunidade do IFMT
Prezados Servidores e Alunos,
No dia 06/11/2012 foi eleita a ‘comissão eleitoral’ - docentes, técnicos administrativos e discentes - que irá redigir as regras para a condução das eleições para Reitor do IFMT e Diretor-Geral de Campus (Cuiabá, Bela Vista, Cáceres e São Vicente).
A ADIFMT deseja que esta Comissão conduza com êxito seus trabalhos para que possamos vivenciar um processo eleitoral justo e calcado na democracia “plena”, na transparência e na ética.
Nos próximos dias deverá ocorrer o processo de inscrição dos candidatos a Reitor e a Diretor-Geral. Sendo assim, a ADIFMT convida os DOCENTES que acreditam estar capacitados e preparados para administrar o IFMT a se inscreverem neste pleito eletivo para Reitor do IFMT ou para Diretor-Geral dos Campi citados.
A existência de ‘vários’ candidatos não deve ser vista como um problema, mas sim como um caminho salutar para o amadurecimento da expansão do IFMT e para a construção de sua nova identidade. Os debates, a discussão pública e democrática de aspectos divergentes em diferentes óticas para a gestão dos Campi certamente darão um grande impulso na consolidação da democracia e no fortalecimento do IFMT.
Muitos de nós preenchem as qualificações legais e são capazes de fazer a diferença para o IFMT, candidatando-se nestas eleições e/ou participando ativamente delas. Sua participação e o seu voto conscientes são o que há de mais valioso no IFMT, pois é por meio dele que você traçará o caminho para mais quatro anos de sua vida profissional. Pense bem nisto! Avalie bem seus candidatos! Para estes e para uma eleição digna e justa a ADIFMT sugere:
- Que os candidatos se respeitem, tendo em vista que todos somos servidores e, após as eleições, continuaremos trabalhando juntos para o fortalecimento do IFMT;
- Que não sejam feitas campanhas milionárias como ocorrem nas eleições municipais, estaduais e presidenciais. Devemos dar exemplo para os políticos que pensam em se eleger a qualquer preço, pois sabemos quem paga os altos investimentos;
- Que durante a campanha os candidatos primem pela discussão de ideias e propostas para o IFMT, ao invés de discutirem pessoas. Que a discussão seja feita de forma madura e responsável.
- Que as ideologias políticas sejam respeitadas, não havendo perseguições em caso de contrariedades.
- Que os eleitores tenham ‘liberdade’ de escolherem os seus representantes (O voto é livre e secreto).
- Que os representantes das entidades que nos representam não façam campanha para um ou outro candidato. As entidades têm o papel de ajudar no processo democrático, fiscalizando e apoiando o cumprimento das regras.
- Que os candidatos não façam propostas individualizadas, mas sim coletivas.
- Que não ocorra barganha de votos e/ou favores. Se não existir ‘vendedor’ não existirá ‘comprador’. Tanto os candidatos quanto os eleitores têm responsabilidade sobre esse processo. Devemos dar exemplo de caráter e cidadania para os nossos alunos e toda comunidade matogrossense que se orgulha de ter o IFMT.
- Que os candidatos respeitem a nossa instituição – o IFMT – e a sua história.
Desejamos, enfim, boa eleição a todos e que os projetos coletivos vençam os interesses minoritários de grupos e indivíduos.
Cordialmente,
Guilherme Pires Silva de Almeida
Presidente da ADIFMT
Rosana Maria da Silva Santos
Vice-Presidente da ADIFMT
Nadja Gomes Machado
Primeira Secretária da ADIFMT