terça-feira, 4 de setembro de 2012
NOTA A COMUNIDADE
1º) A questão da unidade e unicidade na greve sempre foi defendida por todos os membros da ADIFMT;
Jamais tomamos qualquer iniciativa que não fosse de participação coletiva em mobilizações e em assembleias conjuntas com o Sinasefe e acredito q os docentes e o Sinasefe local saíram fortalecidos desta participação e destes debates;
2º) As posições da ADIFMT, como a necessidade de fortalecermos a participação política dos 'docentes' do IFMT nas questões locais e nacionais nunca foram temas de "bastidores" ou da obscuridade como alguns insistem em insinuar em ocasiões diversas.
Tanto assim que esse fórum é aberto e a Associação dos Docentes do IFMT está aberta à participação de todos os docentes do IFMT sem qualquer discriminação. E os TAEs só não estão inclusos aqui, porque se trata de um fórum específico para debater e buscar soluções específicas às demandas e particularidades dos docentes do IFMT;
3º) A ADIFMT foi criada, não pela vontade de uma pessoa ou duas, mas pela necessidade coletiva 'afogada' em suas demandas específicas, haja vista o SINASEFE ter demonstrado pouca preocupação em encaminhá-las e resolvê-las a contento;.
4º) A ADIFMT está estruturada e tende a fortalecer-se à medida que nela os docentes do IFMT saíram de expressões acanhadas e solitárias para a mobilização em torno de iniciativas coletivas que lhes são pertinentes;
5º) A ADIFMT pretende, se for vontade das pessoas que a fazem - seus membros - continuar reivindicando, denunciando, debatendo e encaminhando questões que os docentes do IFMT considerem importantes ou que aviltem essa categoria de maneira ilegal ou imprópria;
6º) A ADIFMT estabelece-se neste Instituto como expressão da 'vez' e 'voz' dos docentes para organizarem-se e mobilizarem-se na luta por reivindicações pessoais, políticas e coletivas consensuais, injustas e/ou sectarias no IFMT e seus organismos.
Para concluir, em defesa da democracia e da transparência e de um sindicato forte e representativo dos docentes, deixamos aqui registrado o nosso repúdio à atitude de alguns membros do Comando de Greve Local que tentaram impedir o professor Sérgio Mendes de 'continuar' sua participação neste comando na última reunião. Nada justifica tal atitude, pois o mesmo foi eleito em assembléia conduzida pelo Sinasefe, sem restrições. Este professor do IFMT esteve, até onde sabemos, participante efetivo e ativo de eventos e lutas desencadeados por esse movimento de greve divulgando, apoiando e acompanhando o presidente do Sinasefe e do comando sempre que solicitado, nesta luta que nos uniu.
Aproveitamos para manifestar também repúdio à atitude omissa de alguns membros da atual diretoria do SINASEFE, que a despeito de terem sido eleitos para atuarem em favor das categorias do IFMT, que neste momento careciam de trabalho de mobilização e participação de todos, estiveram ausentes da grande maioria das assembléias e dos atos em defesa da educação.
Como podemos esperar um sindicato forte e engajado nas luta dos servidores se a maioria dos membros da sua diretoria não se compromete ativamente e nem se mobiliza e atua junto com as suas principais lideranças num momento tão crucial como este?
Repudiamos também a decisão da diretoria do Sinasefe em encaminhar a saída do movimento grevista, com data marcada, unilateralmente, sem a devida consulta às bases. A fala do colega Cistovam sintetiza bem esse sentimento de decepção coletiva de grande parte da categoria filiada ao SINASEFE:
“Quem toma decisões com apoio das bases não precisa se justificar do porque de suas decisões. Me entristece ver num Boletim de Greve (115º) que a Direção Nacional, após 5 meses de paralisação (2 meses em 2011 + 3 em 2012), indica para a categoria uma saída do movimento listando um rol de reivindicações junto ao governo para o ano de 2013.
Gente, com que ânimo eu vou encarar outro movimento se sairmos da forma proposta pela Direção Nacional?”
Compareçamos à Assembleia de amanhã (04/09/2012) para deixarmos registrado, com nossa presença, o repúdio a toda forma de exclusão e arbitrariedade dos órgãos que nos representam, neste caso o SINASEFE.
Abçs fraternos.
Rosana Santos
A LUTA CONTINUA!! COM GREVE OU SEM GREVE!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fico imensamente grato aos colegas.
ResponderExcluirProf. Sérgio Mendes