quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Carta aberta aos alunos do COS-UFAL sobre a greve docente


Queridos alunos,

Primeiramente quero pedir sinceras desculpas pela forma inadequada de postar e comentar notícias sobre a greve docente nos meios de comunicação digitais, sobretudo no facebook. A maneira como o governo federal está tratando nossa profissão está enervando toda a categoria, além de motivar muitos mestres a abandonar a atividade docente em busca de uma melhor valorização em outras esferas laborais.

Vocês devem se perguntar: “Como podem negar um aumento de 45% se meu pai ganhou só 10% no emprego dele? Não é injusto? Por que não estão satisfeitos?”

Como vocês são de uma geração midiatizada, ou seja, que é diariamente (des)informada nos telejornais e tem sua agenda de discussões cotidianas pautada pela mídia, resolvi escrever um texto que explica o porquê dessa confusão que está prejudicando não só os estudantes como também nós professores grevistas.

Reuni - o início do “faz que ensino e tu fazes que aprendes”

Em 2003 o Governo Federal instituiu o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), que teve como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior. Em outras palavras: massificar a educação superior, criando milhares de novas vagas sem um estudo de como seria absorção da garotada pelo mercado de trabalho. O desleixo do governo acabou condenando milhares de jovens recém diplomados ao desemprego (ou subemprego) após o término da graduação. 

Os efeitos dessa iniciativa podem ser percebidos pelos expressivos números da expansão, iniciada em 2003 e com previsão de conclusão até 2012. Podemos citar alguns:

- Aumento indiscriminado de vagas nos cursos de graduação ao mesmo tempo em que foram abertos poucos concursos para o magistério superior. Resultado: turmas enormes, com poucos professores, legitimando a prática criminosa do "faço que ensino e tu fazes que aprendes";

- Ampliação da oferta de cursos noturnos. Resultado: ingresso de alguns professores-biscateiros, que tem o magistério não como paixão ou projeto de vida, mas como uma simples fonte extra de renda;

- Promoção de "inovações pedagógicas" e o combate à evasão. Resultado: leia-se aumentar os dados quantitativos do Mec para apresentá-los às organizações internacionais como a OEA (Organização dos Estados Americanos) ou a ONU (Nações Unidas). Dessa forma, é feito de tudo para aprovar o aluno, pois o que conta é o número de graduados no país, independentemente da qualidade da formação que eles tiveram;

- Outras metas que têm o propósito de diminuir as desigualdades sociais no país. Resultado: a instituição de cotas raciais e sociais tem seu lado positivo, mas abre precedentes muito perigosos. Em vez do governo investir em cursos profissionalizantes - como na Alemanha, que tem curso de pedreiro, de mecânico, de padeiro, que converte milhares de pessoas carentes em exímios profissionais -, o governo prefere formar pseudo-universitários, que ingressam na universidade em estado de semi-analfabetismo e que devido a orientação quantitativa do sistema brasileiro faz com que a maioria conclua o curso

Obs: Vocês já refletiram no sistema adotado, por exemplo, na Ufal? 1ª nota, 2ª nora, REAVALIAÇÃO e prova final. Quem não é capaz de ser aprovado nos cursos de Ciências Humanas e Sociais?

Com o Reuni, rapidamente, podemos apontar os seguintes problemas para a classe docente:

* Diminuição de tempo para atender a tantos alunos, fazendo com que as orientações se tornem coletiva em vez de individual;

* Valorização da atividade de sala de aula em detrimento da pesquisa científica - motor de desenvolvimento de qualquer país;

 * Expansão irresponsável com pouca verba. Para vocês terem uma idéia, a Universidade Federal de Santa Catarina ao longo de uma década teve sua capacidade orçamentária reduzida em 28,11% pelo governo e ao mesmo tempo aumentou em 38,5% as vagas de seu vestibular. Talvez seja esse o motivo de muitos de nossos cursos  sofrerem com a falta de professores e até mesmo de salas de aula (é o caso de Relações Públicas); das bolsas de estudo não aumentarem e do baixo número de vagas na moradia estudantil;

* Instituição de cursos de graduação à distância. Em 2006 surge a famigerada UAB (Universidade Aberta do Brasil),  que oferece cursos de graduação à distância para milhares de jovens, sobretudo em regiões remotas do país. Imaginem uma coisa: se os cursos presenciais estão sofrendo com essa quantificação da vida acadêmica, imaginem os cursos à distância! Que tipo de relação aluno-professor e aluno-aluno vai ser estabelecida nos aulões virtuais da UAB? Que qualidade esses cursos podem ter se não chegam nem a usufruir de infra-estrutura básica? Qual será o futuro profissional de alguém formado em cursos mediados por velhos computadores? O que importa para governo é quantidade. O aluno pós-Reuni se converteu em número, da mesma forma que os prisioneiros em Auschwitz. Grosseira, mas real comparação;


* O REUNI como carro-chefe de um projeto de privatização. Para vocês terem uma idéia, na Europa, com o Pacto de Bolonha em 1999, se incentivou a criação de cursos de ciclo comum (interdisciplinares) para fortalecer um grande mercado transnacional de cursos baratos, com o objetivo de converte a educação em mercadoria. Políticas como essa foram muito incentivadas também por organismos internacionais, como os deprimentes FMI e o Banco Mundial. Do lado de cá, o governo Lula seguiu a orientação desses organismos neoliberais e usou essas políticas privatizantes como modelo para sua “reforma” universitária de nome Reuni. Essa “reforma” está vindo aos pedaços, justamente para que VOCÊS ESTUDANTES tenham dificuldades de enxergá-la como um todo. Suas principais medidas são: SINAES/ENADE, Prouni, UAB, o fortalecimento das fundações privadas ditas de “apoio”, a Lei de Inovação Tecnológica, o Novo Enem, a criação dos IFETs e o próprio REUNI. Novas universidades como, por exemplo, a UNIVASF, e os campus de interior (como o de Arapiraca, da UFAL) nascem com todos os traços de precarização que existem nas atuais, só que de forma bem mais ampliada com cursos sucateados e pouca infra-estrutura. Com isso, o governo pretende, por um lado, manter de pé o ensino pago através de muitas isenções e transferências de dinheiro público, a exemplo do recente empréstimo de R$ 1 bi do BNDES com juros baixíssimos para financiar o setor do empresariado da educação. Enquanto isso se aprofunda a crise financeira das universidades públicas, a exemplo do recente corte de R$ 1 bi de reais da educação, com o objetivo de que todo conhecimento passado e produzido no ensino superior brasileiro esteja subordinado ao interesse de grandes empresas, em sua maioria multinacionais. E o REUNI é o carro-chefe de todo esse processo ao ser o principal ataque às universidades federais que são responsáveis pela maior parte de toda pesquisa que é feita no país.

ATENÇÃO: vocês sabiam que a Medida Provisória 559 - que, pasmem, era apenas para regulamentar a federalização da Companhia Energética de Goiás (Celg) - se transformou numa emenda que estabelece o perdão das dívidas das universidades em troca de bolsas de estudo? De acordo com uma pesquisa realizada pelo próprio governo, cerca de 500 universidades particulares vão ser beneficiadas. Elas somam 17 bilhões de débito com o Imposto de Renda, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outros tributos. Pessoal, vou repetir: DEZESSETE BILHÕES! Isso significa mais de quatro vezes o valor do impacto orçamentário da proposta-mentira aos professores apresentada pelo governo (4,2 bilhões). As "fábricas de diploma" agradecem.


O Reuni foi instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, e é uma das ações que integram o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Para entendê-lo melhor acesse o site governamental http://portal.mec.gov.br/expansao/

Um vergonhoso golpe contra os professores.

Em 2006, a Medida Provisória de nº 295 criou a classe de professor associado, prejudicando os professores mais antigos que não ascenderam a essa categoria - ficando estagnados na carreira e, portanto, desmotivados. De acordo com esse documento, para progredir da classe de Professor Adjunto 4 para Professor Associado, o docente deve atender, cumulativamente, aos seguintes requisitos: estar há dois anos, no mínimo, no nível Adjunto 4, possuir título de Doutor ou Livre-Docente e ser aprovado em avaliação de desempenho acadêmico. 

Com a criação da classe Professor Associado, sabe o que aconteceu com os aposentados que tinham titulação e preenchiam os requisitos de progressão? Não foram reenquadrados no novo sistema, obtendo perdas salariais significativas. Até hoje eles não conseguiram esse reenquadramento. Sabe quem está por trás desse acordo? O PROIFES, aquele sindicato ligado ao PT que apareceu na televisão dizendo que o acordo era ótimo.

Em 2006 – outro show midiático do governo

Nessa época os professores trabalhavam já há vários anos sem aumento salarial. O governo midiático do PT afirma na imprensa que estava dando um aumento de (até) 69%, como podem ver nessa matéria: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2007/11/26/ult105u6055.jhtm Entretanto, a mentira - que é muito parecida a contada a vocês hoje – pode ser descoberta no próprio texto. Reparem no quinto parágrafo:

“No caso de um professor-adjunto de nível I, ativo, com doutorado -- que recebe hoje cerca de R$ 5,5 mil --, o acréscimo em março de 2008 será de 14,2%. Os rendimentos mensais devem ser de aproximadamente R$ 6,3 mil. Em julho de 2009, podem passar a R$ 6, 6 mil e, em julho de 2010, a R$ 7,3 mil. O percentual de recomposição salarial será de 32,1%.

Não era 69%? Saibam que esse aumento não cobriu nem a inflação do período e outra: foi parcelado em três anos, igualzinho ao que querem fazer agora.

Chega 2011 e o novo golpe dos 4%

Em 2011 os professores sinalizaram entrar em greve – a UFAL ficou uma semana em greve -, mas desistiram para dar um voto de confiança ao governo. Como forma de acabar com a greve, o governo ofereceu um reajuste de 4% no salário e incorporação da GEMAS (uma espécie de extra que ganhávamos) ao salário base. Entretanto, a incorporação da GEMAS não aumentou em nada nosso salário, só diminuiu uma linha no contra-cheque – agora temos o salário base e a retribuição por titulação (RT).

Vocês sabem quanto isso significaria de aumento no meu contra-cheque? Menos de 300 reais. Vale lembrar que sou professor adjunto com Dedicação Exclusiva, ou seja, um funcionário que ganha salário considerado “full” – cheio. Imaginem os colegas que são 20 horas, 40 horas ou com o título de mestre!

Não pagaram os 4% até hoje!

Sabiam disso? Até hoje não vimos a cor da esmola. E outra: sabendo da indignação da classe docente, o governo se apressou em publicar no Diário Oficial da União, do dia 14 de maio de 2012, a Medida Provisória nº 568, que concede reajuste salarial de 4% aos professores federais, retroativo a 1º de março de 2012. São tão ordinários e desprezam tanto a educação que não cumpriram, de novo, o acordo.

Grupos de trabalho fictícios

O governo e as classes sindicais dos professores tinham acordado criar um grupo de trabalho que objetivava reestruturar a carreira do professor federal. O governo adiou inúmeras vezes essas reuniões – que no final não deram em nada. Hoje sabe-se que o verdadeiro objetivo dessas reuniões era “cozinhar” os professores e dar tempo ao governo para elaborar uma proposta midiática que jogasse a opinião pública contra os trabalhadores.

A primeira proposta-mentira

Com a greve generalizada de professores em todo país e de grande contingente de alunos politizados, o governo sentou-se com os mesmos traidores que deram o primeiro golpe de 2006 e elaborou uma proposta, ao mesmo tempo em que organizava uma plataforma midiática para anunciar a mentira.  O mais engraçado é que minutos antes dos funcionários do Ministério do Planejamento se reunir com os professores para apresentar a proposta, Mercadante de Miriam Belchior convocavam a imprensa no auditório do MEC para apresentar a “proposta final”. E o mais patético é que trinta minutos antes é noticiado no Globo News que governo reajusta em 45% o nosso salário.


Cinismo ao extremo

Eu pergunto: E as condições de trabalho? E o conserto da besteira do Reuni? E a melhoria de equipamentos e aumento das bolsas para nossos alunos?

E outra: esqueceram de dizer que essa proposta é igualzinha ao outro show midiático de 2006: os 45% será dado aos professores titulares e em três parcelas anuais. Isto é: 45% de aumento em 2015, com o Brasil já Hexa Campeão (oxalá)!

Vocês sabem, por acaso, o que é um professor titular? É um professor que chegou no último nível (associado IV) da progressão docente e que faz um outro concurso público (para professor titular). Sabe quantos professores titulares temos na UFAL? Q-U-A-T-R-O, entre os mais de 1.300 professores. Compreenderam a mentira descarada do governo?

Pessoal, é preciso ter clareza do que significa esse golpe publicitário, pois vocês estudam Comunicação Social. O governo deseja recuperar sua imagem perante a sociedade (imagem institucional), ao mesmo tempo em que tenta jogar a população contra os grevistas (controle da opinião pública), anunciando um índice de reajuste que a maioria dos trabalhadores jamais viu (propaganda). Vocês não perceberam isso??? Vocês estudam isso!
O que de fato foi apresentado aos professores nessa primeira reunião? Em primeiro lugar, uma tabela contendo uma proposta de reajuste salarial parcelada em 3 anos (40% em 2013, 30% em 2014, 30% em 2015). Se realizarmos a projeção da inflação para o período, o reajuste não é para todos. Para maioria dos docentes, o que ocorrerá é na verdade PERDA SALARIAL. 

Veja a tabela abaixo, que calcula o reajuste real com base em uma estimativa da inflação futura 
(20,8% acumulados nos próximos 3 anos):




I
II
III
IV
V
VI
Titular
11.755,05
17.057,54
45%
13.426,62
16.219,35
5%
Associado
11.424,45
15.464,45
35%
13.049,01
15.763,20
- 2%
Adjunto
7.333,67
10.007,24
36%
8.376,52
10.118,83
- 1%
Assistente
4.651,59
6.171,22
33%
5.313,05
6.418,16
- 4%
Auxiliar
2.762,36
4.014,00
45%
3.155,17
3.811,44
5%
(Valores em R$ reais)
I – Vencimento em fevereiro de 2010 
II – Vencimento em março de 2015, segundo proposta
III – Ajuste bruto – coluna II/III
IV – Salário atual com recomposição do passado
V – Projeção para o futuro
Fonte: Estudo realizado pelo Prof. Wagner Ferreira Santos, Departamento de Matemática/UFS – Campus






Na sequência da reunião, pressionados pelos protestos dos grevistas, o governo finalmente apresentou seus “aspectos conceituais para reestruturação da carreira”. Nesse documento, o governo expressa não apenas sua inteira desconsideração da proposta apresentada pelo ANDES-SN (uma carreira única, sem classes, apenas com níveis), demonstrando mais uma vez seu desejo de mercantilizar a educação.


Na proposta, todo desenvolvimento na carreira está condicionado a critérios produtivistas, que serão definidos pelo MEC e não pelas instituições, o que representa um duro golpe na autonomia universitária. Em desacordo com o que prevê a LDB, a carga horária mínima semanal passa a ser de 12h-aula e condicionante para a progressão. Os steps entre os níveis são aparentemente aleatórios, mas criam fossos entre a remuneração dos professores das diferentes classes, em especial entre adjuntos e associados. Os professores de dedicação exclusiva terão que transformar sua produção em mercadoria, para fazer jus a uma retribuição por projetos. Os docentes em estágio probatório não poderão progredir. Os aposentados, uma vez mais, estão excluídos do enquadramento na nova estrutura, como ocorreu com a criação da classe associado - o golpe que eu havia contado antes. 



O governo, além de não mencionar sequer por um instante as péssimas condições de trabalho que também mobilizam os professores em greve, já disse que a proposta em questão é inegociável. Ou seja: o governo, na verdade, está pouco se lixando com os professores e, sobretudo, com vocês alunos!

A segunda proposta-mentira

Na segunda proposta o que mudou foi que em vez de pagarem as parcelas de reajuste em julho de 2013,2014 e 2015, vão pagar em março. O aumento mínimo passou de 12% para 25% - isso para os colegas que tem mestrado e se encontram na classe de assistente.

Logo após o anúncio dessa nova mentira, o PROIFES (sindicado ligado ao PT e que representa pouquíssima gente) vai à mídia e diz: “fizemos uma pauta de quinze reivindicações e o governo nos contemplou”. Façam o seguinte: cliquem nesse link e leiam os comentários dos professores abaixo do vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vhKPED101-A


Pergunta: um sujeito cínico como esse merece nossa confiança?

Raciocinando como jovem estudante

Já fui estudante de graduação (1998-2001) e na época, ganhando meus R$ 241,00 mensais como bolsista de Pibic, eu achava qualquer valor acima disso um dinheirão. Imagino que vocês devem achar o salário de um professor federal muito bom - muitas vezes tendo em mente a aula medíocre de um professor descompromissado com o alunado. Infelizmente tenho que admitir que há mal caráter que sequer dar aula, mas também afirmo que tem muita gente boa e que adora dar aulas e pesquisar juntamente com os alunos. Tanto na velha quanto na nova geração de docentes há pessoas interessadas que vocês saiam da universidade com conhecimento para vencer na vida. Basta vocês separarem o joio do trigo e utilizarem instrumentos (por que não as redes sociais?) para denunciar aqueles que não honram esse lindo ofício, pois isso é caso de polícia (federal).

Sou iniciante na carreira, Adjunto I quase II, e ganho cerca de 5.600 reais já descontados os impostos. É um bom salário para a realidade brasileira, mas que devido aos gastos que tenho não sobra muito dinheiro para investir a curto prazo, por exemplo, num apartamento.

Se vocês compararem o salário de um professor com o de qualquer outro cargo do funcionalismo federal, vocês verão que, na verdade, ganhamos pouquíssimo. Vejam a tabela abaixo:





Para completar o raciocínio, para ser um bom professor – ou tentar ser -, a pessoa tem que investir na sua formação, mesmo após finalizar um doutorado. Só para terem uma idéia dos meus gastos com livros, vou divulgar o que já gastei só esse ano no site da Estante Virtual (livros usados):
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31/01/2012 02:09:11
Letteris Digital2 :: Brasil>RJ>Rio de Janeiro
R$ 18,53
bf5a9bede9
recebido

06081276
31/01/2012 02:09:11
Travessa da Praia :: Brasil>SP>Santos
R$ 12,16
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recebido

06081275
31/01/2012 02:09:11
Ramon Raz Livros :: Brasil>RJ>Rio de Janeiro
R$ 20,27
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recebido

06081274
31/01/2012 02:09:11
Sebo Kapricho :: Brasil>PR>Curitiba
R$ 38,54
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recebido

06070521
28/01/2012 22:56:39
Sebo Capricho II :: Brasil>PR>Londrina
R$ 23,80
e75f1d9e99
recebido

06070520
28/01/2012 22:56:39
Sebo Literário Sorocaba :: Brasil>SP>Sorocaba
R$ 19,20
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recebido

06019021
18/01/2012 17:33:53
Pink e Cerebro Livros :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 12,27
-
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06017932
18/01/2012 15:42:03
Nanah Livraria e Música :: Brasil>SP>Campinas
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-
recebido

05987398
13/01/2012 02:00:05
Sebo Comasa - Elemental :: Brasil>SC>Florian...
R$ 8,65
-
recebido

05987393
13/01/2012 01:57:04
Sebo Comunicação :: Brasil>MG>Belo Horizonte
R$ 17,05
-
recebido

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13/01/2012 01:57:04
Sebo Mundo do Livro Lapa :: Brasil>SP>São Pa...
R$ 12,70
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05980109
11/01/2012 23:14:08
Bazar do Livro Matriz :: Brasil>MT>Cuiabá
R$ 22,55
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05953344
07/01/2012 16:09:32
Flanarte :: Brasil>SP>São Paulo
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recebido


Já em 2011, só em livro usado, gastei o seguinte:

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05662622
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América Virtual Books :: Brasil>SP>São Paulo
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recebido

05615985
25/10/2011 23:47:06
Sebo Pellegrini Livros :: Brasil>SP>Campinas
R$ 15,80
recebido

05568109
15/10/2011 21:56:46
Luzes da Cidade Botafogo :: Brasil>RJ>Rio de...
R$ 15,00
recebido

05568108
15/10/2011 21:56:46
Livroslidos Quiosque Cultural :: Brasil>SP>G...
R$ 8,70
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05561937
14/10/2011 12:19:45
Sebao Mall :: Brasil>SP>Piracicaba
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05561933
14/10/2011 12:19:27
Sebo Cyber Oficinas :: Brasil>SC>Tubarão
R$ 8,65
recebido

05560682
14/10/2011 03:55:15
Sebo Líder :: Brasil>PR>Curitiba
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recebido

05560676
14/10/2011 03:41:52
Livraria Mar de Histórias :: Brasil>RJ>Rio d...
R$ 21,40
recebido

05560675
14/10/2011 03:41:52
Mister Sebo :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 23,80
recebido

05544051
10/10/2011 10:43:47
Universo do Livro :: Brasil>GO>Goiânia
R$ 28,80
recebido

05539287
08/10/2011 20:30:52
Sebolândia Lapa :: Brasil>SP>Sao Paulo
R$ 19,00
recebido

05539286
08/10/2011 20:30:52
Anaterra Livros :: Brasil>RS>Santa Maria
R$ 18,65
recebido

05539285
08/10/2011 20:30:52
Livraria Mercado do Livro :: Brasil>RS>Santa...
R$ 13,00
recebido

05539284
08/10/2011 20:30:52
Rota Literária :: Brasil>RS>Porto Alegre
R$ 20,35
recebido

05524555
05/10/2011 08:17:59
Silvana Gambarra :: Brasil>RS>Viamão
R$ 44,35
recebido

05465285
21/09/2011 02:18:02
Livraria Otelo Matriz :: Brasil>RJ>Niterói
R$ 25,35
recebido

05465266
21/09/2011 02:05:56
Livraria Marechal :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 20,80
recebido

05465265
21/09/2011 02:05:56
Traça Livraria e Sebo :: Brasil>RS>Porto Ale...
R$ 11,66
recebido

05465264
21/09/2011 02:05:56
Universo Literario :: Brasil>SP>Osasco
R$ 21,70
recebido

05465263
21/09/2011 02:05:56
Ladeira Livros :: Brasil>RS>porto alegre
R$ 20,05
recebido

05465262
21/09/2011 02:05:56
Garimpo Cultural :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 12,35
recebido

05465261
21/09/2011 02:05:56
Banca de Livros :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 26,40
recebido

05465260
21/09/2011 02:05:56
Livraria Aroeira :: Brasil>SP>São Bernardo d...
R$ 10,70
recebido

05410383
10/09/2011 05:13:05
Livraria Dourados Sebo :: Brasil>MS>Dourados
R$ 15,65
recebido

05410382
10/09/2011 05:13:05
Traça Livraria e Sebo :: Brasil>RS>Porto Ale...
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05410372
10/09/2011 05:03:24
Livro e Cia :: Brasil>MG>Belo Horizonte
R$ 36,05
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05410370
10/09/2011 05:00:01
Maria Salomon :: Brasil>MG>Belo Horizonte
R$ 18,80
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05410369
10/09/2011 04:56:46
Anaterra Livros :: Brasil>RS>Santa Maria
R$ 24,35
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05410366
10/09/2011 04:53:08
Academia do Saber :: Brasil>RJ>Rio de Janeiro
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05367132
02/09/2011 01:33:04
Locobreque Livraria :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 36,05
recebido


 data
 vendedor
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05200303
06/08/2011 01:56:28
Sebo da Mooca :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 14,00
recebido

05198156
05/08/2011 17:15:36
Sebo Coruja :: Brasil>SP>Atibaia
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05115235
21/07/2011 02:33:17
Livraria Peruibe :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 26,40
recebido

05016037
30/06/2011 16:56:53
Livraria Livros e Livros :: Brasil>SC>Floria...
R$ 22,65
recebido

05007392
28/06/2011 22:01:21
Pacobello Sebo :: Brasil>SP>SANTO ANDRE
R$ 23,80
cancelado

04982177
22/06/2011 17:11:42
Ana Hitomi :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 26,35
cancelado

04961055
17/06/2011 19:32:50
Sebo da Toca :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 17,05
recebido

04942080
14/06/2011 00:31:58
Sebo Líder :: Brasil>PR>Curitiba
R$ 16,05
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04942079
14/06/2011 00:31:58
Traça Livraria e Sebo :: Brasil>RS>Porto Ale...
R$ 9,38
recebido

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14/06/2011 00:31:58
Banca de Livros :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 25,95
recebido

04914329
08/06/2011 01:04:33
Sebo Espaço Literario :: Brasil>SP>Bauru
R$ 19,00
recebido

04896624
04/06/2011 14:41:42
Hamurabi Dourados Livraria :: Brasil>MS>Camp...
R$ 46,80
recebido

04893198
03/06/2011 16:32:24
Locobreque Livraria :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 20,00
recebido

04879246
01/06/2011 02:58:44
Estante Popular :: Brasil>RJ>Nilópolis
R$ 5,65
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01/06/2011 02:56:30
A Boa Cia dos Livros Xpovoc :: Brasil>SP>SAN...
R$ 5,05
recebido

04879233
01/06/2011 02:49:07
Sebo Líder :: Brasil>PR>Curitiba
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recebido

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01/06/2011 02:49:07
Sebo Cyber Oficinas :: Brasil>SC>Tubarão
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01/06/2011 02:49:07
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04879230
01/06/2011 02:49:07
O Sebo Cultural :: Brasil>PB>João Pessoa
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01/06/2011 01:23:15
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01/06/2011 01:23:15
Flanarte :: Brasil>SP>São Paulo
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01/06/2011 01:23:15
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Flanarte :: Brasil>SP>São Paulo
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18/05/2011 18:37:00
Sebo Espaço Literario :: Brasil>SP>Bauru
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30/04/2011 14:43:37
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R$ 19,80
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30/04/2011 14:43:37
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30/04/2011 08:11:55
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30/04/2011 08:11:55
Academia do Saber Passos :: Brasil>RJ>Rio de...
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30/04/2011 08:11:55
Balaio Digital :: Brasil>RS>Porto Alegre
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04695679
26/04/2011 11:04:02
Sebo Espaço Cultural 2 :: Brasil>PR>PONTA GR...
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26/04/2011 11:04:02
Locobreque Livraria :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 15,00
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04661162
18/04/2011 03:22:43
Tallow Livraria :: Brasil>SP>São Paulo
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18/04/2011 03:22:43
Sebo Macunaima :: Brasil>SP>Diadema
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13/04/2011 00:27:23
Livraria Silverio :: Brasil>RJ>Rio de Janeiro
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04481768
17/03/2011 16:04:20
Caverna do Saber :: Brasil>RJ>Rio de Janeiro
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09/03/2011 17:06:09
Daniel S Lopes :: Brasil>PI>Teresina
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enviado

04375693
27/02/2011 15:36:11
Sebo Ousados :: Brasil>PR>Curitiba
R$ 12,60
recebido

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24/02/2011 13:12:07
Sebo Releituras Portão :: Brasil>PR>Curtiba
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recebido

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23/02/2011 21:18:00
Sebo Releituras Portão :: Brasil>PR>Curtiba
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stand by

04291351
14/02/2011 01:38:50
Julian Livros :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 10,30
enviado

04291350
14/02/2011 01:38:50
Sebo Sapolândia :: Brasil>SP>São Paulo
R$ 35,85
enviado

04238641
05/02/2011 17:40:52
Sebo Vale do Paraíba :: Brasil>SP>Lorena
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Sebo do Faria :: Brasil>SP>Jundiaí
R$ 17,73
enviado


Ps: Nesses valores não estão incluídos os gastos com frete.
ATENÇÃO garotada que deseja seguir carreira acadêmica

Vocês já se deram conta das perdas irreparáveis que vocês vão ter caso essa proposta do governo seja aprovada – como muito colegas de vocês, loucos pelo diploma, desejam?
Como falei estou no início de carreira. Como já possuía o título de doutor ingressei na classe de professor adjunto I. Com a nova proposta o jovem docente ingressaria na classe de auxiliar I. Traduzindo em outras palavras: para ele ganhar os 5.600 que eu ganho ele precisaria de OITO anos!


Qual o pesquisador decente que iria se submeter a isso? Nenhum! A universidade se transformaria num refúgio de biscateiros. 

Vejam as tabelas abaixo:



Espero que meu texto tenha sido esclarecedor. Estamos no mesmo barco, querido aluno: um barco com equipamentos obsoletos, pouco investimento, expansão desordenada e incertezas, muitas incertezas. Se juntem a esta luta – que também é vossa.


O que JAMAIS posso admitir é que meus alunos, estudantes de Comunicação Social, uma das áreas em que o corpo discente costuma ser mais politizada e informada, se posicionem de forma tão alienada diante dessa luta - que, vale lembrar, é de TODOS. É assustador o comportamento da maioria de vocês, que enxerga a universidade não como um local de aprendizado para o futuro, mas um local de entretenimento. 


Estamos em Alagoas, Estado miserável, com uma forte cultura escravocrata, onde impera a violência física e, sobretudo, simbólica (falta de identidade cultural). Vocês, jovens universitários, são a única esperança para a construção de uma Alagoas mais humana. Pensem nisso, meus caros!

Com carinho,
JGD


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